As grandes mudanças na dinâmica energética mundial e no funcionamento do mercado doméstico de combustíveis exigem um entendimento profundo do comportamento do consumo energético nos diferentes setores da economia. Em atenção a isso, o presente trabalho possui como objetivo compreender e mensurar variáveis que impactam a demanda por diesel nos estados brasileiros. A metodologia empregada utiliza dados em painel e econometria espacial na avaliação da demanda pelo derivado no período de 2002 a 2016. Em relação às elasticidades preço e renda da demanda, as estimativas obtidas atingiram, respectivamente, -0,5275 e 0,4247 para o modelo determinado como mais adequado para o problema estudado (modelo SLX com efeitos fixos). Além dessas elasticidades, estimou-se que o crescimento de 1% na produção agropecuária de um estado promove um aumento de 0,1471% na demanda pelo diesel no mesmo estado. Os resultados indicaram ainda que a demanda por diesel em uma determinada unidade da federação é influenciada pela dinâmica da renda e da produção agropecuária nos Estados vizinhos. A defasagem espacial dessas variáveis indicou elasticidades de 0,2361 e -0,1575 para a renda e o valor da produção agropecuária, respectivamente. Os resultados obtidos oferecem indicações importantes para formuladores de políticas públicas e ações empresariais relacionadas ao mercado de diesel e biodiesel no Brasil.
Uma análise espacial da demanda por diesel nos estados brasileiros
Artigo derivado da dissertação de mesmo nome que se propõe a estimar as elasticidades da demanda de diesel em relação ao preço, a renda, e a atividade do agronegócio (este que é um importante fomentador da atividade de transporte rodoviário de cargas). Além disso, leva em consideração a dinâmica espacial dos estados. Para tanto, utilizou-se o modelo SLX com efeitos fixos para estimativa das elasticidades com correção espacial.
Autor:
Yuri Machado de Souza e Luciano Rodrigues
Ano de Publicação:
2020
Referência:
SOUZA, Yuri Machado de; RODRIGUES, Luciano. UMA ANÁLISE ESPACIAL DA DEMANDA POR DIESEL NOS ESTADOS BRASILEIROS.. In: Anais do 58º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), 26 a 28 de outubro de 2020, Foz do Iguaçu-PR: Cooperativismo, inovação e sustentabilidade para o desenvolvimento rural. Anais…Foz do Iguaçu(PR) UNIOESTE, 2020.