Renovabio e a estratégia ótima de produção e comercialização pelas usinas de cana-de-açúcar: uma aplicação de programação linear para apoio à tomada de decisão

A decisão de produção e de comercialização das usinas de cana-de-açúcar é influenciada por uma série de fatores e, atualmente, a nova Política Nacional de Biocombustíveis concedeu a possiblidade de emissão de títulos de descarbonização (CBio) pelas unidades produtoras derivada da comercialização de etanol combustível. Este trabalho desenvolve um modelo de programação linear para auxiliar a tomada de decisão das usinas, identificando as melhores estratégias de produção e de comercialização de etanol, de açúcar e de CBio para um grupo de três usinas localizadas em diferentes Estados do País.
Autor:
Rodrigo de Moraes Santos e Luciano Rodrigues
Ano de Publicação:
2020
Referência:
SANTOS, Rodrigo de Moraes; RODRIGUES, Luciano. RENOVABIO E A ESTRATÉGIA ÓTIMA DE PRODUÇÃO E DE COMERCIALIZAÇÃO PELAS USINAS DE CANA-DE-AÇÚCAR: UMA APLICAÇÃO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR PARA APOIO À TOMADA DE DECISÃO.. In: Anais do 58º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), 26 a 28 de outubro de 2020, Foz do Iguaçu-PR: Cooperativismo, inovação e sustentabilidade para o desenvolvimento rural. Anais…Foz do Iguaçu(PR) UNIOESTE, 2020.

A decisão de produção e de comercialização das usinas de cana-de-açúcar é influenciada por uma série de fatores de mercado, bem como limitações técnicas, financeiras e operacionais das próprias unidades. Adicionalmente, a nova Política Nacional de Biocombustíveis, ao incorporar a possiblidade de emissão de títulos de descarbonização (CBio) pelas unidades produtoras, deve tornar essa análise ainda mais complexa nos próximos anos. Nesse contexto, no presente trabalho se tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo matemático de programação linear para auxiliar a tomada de decisão das usinas, identificando as melhores estratégias de produção e de comercialização de etanol, de açúcar e de CBio para um grupo de três usinas localizadas em diferentes Estados do País. A modelagem tem como objetivo maximizar a margem líquida da empresa. Os resultados e a estrutura do modelo evidenciam a complexidade do planejamento conduzido rotineiramente pelas unidades produtoras. Trata-se de um problema com muitos parâmetros, variáveis e interrelações, justificando o emprego de modelagem matemática. A comparação dos dois cenários desenhados indica que a incorporação do CBio à dinâmica de decisão das empresas promoveu uma alteração na estratégia ótima de alocação de cana-de-açúcar, de comercialização dos produtos e até mesmo de transferência de produtos entre as unidades produtoras.