Políticas Públicas, Condições de Mercado e a Performance Econômico-Financeira da Indústria Sucroenergética no Brasil

O estudo, que é uma continuação do artigo publicado em 2018, "Economic-financial performance of the Brazilian sugarcane energy industry: An empirical evaluation using financial ratio, cluster and discriminant analysis", utiliza técnicas as de machine learning conhecidas como análise de cluster e SVM para agrupar empresas do setor sucroenergético em classes representativas e, com isso, inferir quanto a condição financeira geral do setor e o efeito de políticas públicas dos últimos 20 anos. O período foi marcado pelo crescimento do setor sucroenergético em termos de produção e lucratividade, seguido da pior crise da sua história, marcada pela perda de empregos e falências.
Autor:
Lucas Rodrigues e Luciano Rodrigues
Ano de Publicação:
2020
Referência:
RODRIGUES, Lucas; RODRIGUES, Luciano. POLÍTICAS PÚBLICAS, CONDIÇÕES DE MERCADO E A PERFORMANCE ECONÔMICO-FINANCEIRA DA INDÚSTRIA SUCROENERGÉTICA NO BRASIL.. In: Anais do 58º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), 26 a 28 de outubro de 2020, Foz do Iguaçu-PR: Cooperativismo, inovação e sustentabilidade para o desenvolvimento rural. Anais…Foz do Iguaçu(PR) UNIOESTE, 2020.

Nos últimos anos, o mercado de combustíveis leves no Brasil vivenciou um período de intensas mudanças. Nesse período, a indústria sucroalcooleira brasileira experimentou um momento de crescimento intenso, sucedido de uma das maiores crises de sua história. Nesse contexto, este estudo tem por objetivo avaliar a evolução da situação econômico-financeira do setor sucroenergético no Brasil. A avaliação utiliza a análise de cluster e classificação por meio da técnica de máquina de vetor de suporte para a avaliação multidimensional dos indicadores financeiros das empresas e identificação de grupos representativos do setor. Os resultados evidenciaram que a performance financeira das companhias acompanhou as condições de mercado, as mudanças tecnológicas e, mais importante, as alterações de políticas públicas associadas ao mercado de etanol. As informações obtidas oferecem indicações importantes para a orientação dos agentes públicos e privados que atuam nesse setor, incluindo fundamentos para a regulação da recém-criada Política Nacional de Biocombustíveis no Brasil (RenovaBio).